quarta-feira, 5 de maio de 2010

Regionais de Sinduscon do Paraná formam consórcio para negociar com Espanha

O setor de construção civil da região Norte, Noroeste e Oeste do Paraná começa a estreitar a relação comercial com a região de Barcelona, na Espanha. Fruto das duas últimas visitas de profissionais da área ao Norte do Paraná, organizada pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa e parceiros, a relação entre os setores começa a se desenhar na forma de um consórcio de compras criado pelo Sinduscon-Norte, com sede em Londrina; Sinduscon Noroeste, com sede em Maringá, e Sinduscon Oeste, em Cascavel.

O esboço do consórcio foi apresentado pelo presidente do Sinduscon-Norte, Osmar Alves, ao grupo de diretores do Colegiado de Aparelhadores, Arquitetos Técnicos e Engenheiros de Edificação de Barcelona (CAATEEB), que visitou a região semana passada.

Por meio do consórcio, as entidades querem adquirir equipamentos e tecnologias espanholas. O setor da construção civil daquele país tem várias técnicas e equipamentos capazes de agilizar o andamento de obras, como por exemplo o uso disseminado de gruas. Como o setor, naquele país, está sofrendo com os reflexos da crise econômica, com o índice de desemprego chegando perto dos 20%, há interesse em exportar equipamentos que estão ociosos.

“Ao mesmo tempo, o setor da construção civil, no Brasil, está a todo vapor, sofrendo com falta de equipamentos e necessitando de novas tecnologias que possam agilizar o andamento das obras”, comenta Alexandre Farina, diretor executivo da Terra Roxa.

Ele esclarece que este é um dos papéis da TRI: buscar oportunidades e aproximar setores que tenham interesse em ampliar seus negócios.

Showroom
Outro resultado direto da relação desenvolvida com a região de Barcelona é a realização de um showroom, nas próximas semanas, em Maringá, de gruas e tecnologias espanholas. “Esse evento será a base da oferta de tecnologia espanhola para o Brasil no setor da construção civil”, comenta Farina, acrescentando que está clara a demanda por equipamentos no país.

O dia e local exatos ainda estão em fase de definição, mas segundo Farina já há empresários de outros estados buscando informações com claro interesse em participar.

Visitas técnicas e institucionais
No último dia 15 de abril um grupo de diretores do Colegiado de Aparelhadores, Arquitetos Técnicos e Engenheiros de Edificação de Barcelona visitou em Londrina um canteiro de obras vertical e do projeto Minha Casa, Minha Vida – com os quais ficaram bastante impressionados. A visita teve início com uma reunião na sede do Sinduscon-Norte, acompanhada também pelo CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas), além da Taiet Brasil e Terra Roxa, organizadores das visitas.

Em Maringá, no dia 16 pela manhã, o grupo se reuniu com representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Cesumar. Há a intenção de fomentar intercâmbio estudantil entre as duas regiões.

Houve também no período da tarde um encontro com o presidente do CREA Paraná, Sr. Álvaro Cabrini Jr., representantes da AEAM (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá) e empresários da região; recepcionados pelo Sinduscon-Noroeste, Taiet Brasil e Terra Roxa.

As entidades e profissionais visitados foram convidados pelo Colegiado a participar do Congresso Internacional de Reutilização e Sustentabilidade, que será realizado em outubro em Barcelona. Segundo Farina , a Terra Roxa estuda a possibilidade de organizar a ida de uma delegação do Estado para participar do congresso e também estender a agenda para visitas técnicas na Espanha.

Contato no Sinduscon-NOR/PR: Valdemar do Carmo Adorno Jr (Júnior) - (44) 3025-7999
Assessoria de Imprensa: Diniz Neto - (44) 9994-7762

Nenhum comentário:

Postar um comentário